Quando pensamos em montar um negócio online junto a uma estratégia de marketing digital, tornar o Instagram mais atrativo é um caminho bem interessante, pois trata-se de uma redes sociais mais utilizadas, com uma grande quantidade de usuários ativos, facilidade de uso e grande alcance.
Contudo, apenas ter uma conta na rede social do Meta não é o suficiente devido a grande quantidade de perfis existentes. Dessa forma, como podemos tornar o perfil do Instagram mais atrativo para vendas e ajudar principalmente quem deseja fazer uma renda extra? Confira!
Como tornar meu Instagram mais atrativo para vendas?
Para tornar o seu Instagram mais atrativo para vendas, aqui estão algumas dicas que vão ajudar principalmente quem está começando seu negócio online para ter uma renda extra, contudo, as dicas valem para quem também já tem o seu perfil criado e quer otimizar os resultados.
1 – Evite falar apenas de vendas
Sim, é isso mesmo que você leu. Leve conteúdos diversificados e tenham relação com o seu produto ou serviço, demonstre através da sua criatividade como o seu perfil pode ajudar o leitor mas sem forçar uma venda direta.
Por mais que pareça estranho, muitas pessoas erram no Instagram por acreditarem que podem aplicar as estratégias convencionais de vendas, esgotando todas as fichas de uma vez.
2 – Use o marketing de atração
Crie conteúdos de valor para o seu público, algo que agregue conhecimento e que seja atrativo, de acordo com o seu nicho de atuação. São as narrativas construídas que vão conectar o cliente ao produto, pois as compras também estão envolvidas com a emoção.
Conte histórias reais para criar a conexão com o seu público, pois isso aumentará a chance de conversão (vendas).
3 – Utilize uma conta comercial
O primeiro passo para aumentar o tráfego orgânico no Instagram da sua marca é fazer a opção de criar uma conta comercial. Dessa forma você terá acesso a recursos exclusivos como botões de compras, análise de métricas, ferramentas de publicidade, mapa entre outros recursos.
4 – Produza imagens e vídeos criativos
O Instagram é uma rede social focada em fotos e vídeos. Por isso, uma das formas de aumentar as vendas através dessa rede social é publicando imagens de qualidade, com uma boa resolução, de preferência feitas por um designer.
Procure utilizar imagens criativas, que mostram as verdadeiras características de seus produtos, colocando-os sempre em evidência.
5 – Conheça os recursos disponíveis
O Instagram é uma rede social repleta de recursos e que oferece ao produtor de conteúdo diversas ferramentas. Conheça bem cada função e ferramenta, como o Reels, IGTV e os Stories.
Quanto mais tempo o visitante ficar na sua página, maiores as chances dele comprar alguma coisa. Por isso, investir em conteúdos que prendam a sua atenção, como vídeos, lives e stories interativos são armas poderosas.
Invista em uma BIO organizada
Quando um usuário abre o seu Instagram, ele precisa que a descrição da sua página seja organizada e conte em poucas palavras quem você é. A sua descrição irá atrair o seu público certo e fazê-lo entender qual o seu tipo de negócio.
Coloque links relevantes, contato, resuma o que sua página oferece.
As hashtags ajudam o meu Instagram a vender mais?
A resposta é sim. As hashtags são responsáveis por atrair novos visitantes para a sua página e tornar o Instagram mais atrativo, adote uma boa estratégia e coloque as hashtags relevantes para o seu negócio.
Por exemplo, se você quer fazer uma renda extra vendendo vestidos em um bazar online, é importante usar hashtags com o nome da marca, o tipo de roupa, localidade e etc.
É possível ter uma renda extra com Instagram?
É perfeitamente possível tornar o seu Instagram mais atrativo e fazer uma renda extra, desde que você entenda como vender através das redes sociais. Não é necessário saber tudo do dia para a noite, é um processo de constante aprendizado, pois novas funcionalidades surgem a cada dia.
Existem estratégias para vender nas redes sociais, mas uma das coisas mais importantes é ter constância na atualização da página, clareza de informações e qualidade nos conteúdos produzidos.
Mesmo que o seu perfil não venda de cara, não desanime, seguindo essas premissas, você tem boas chances de conseguir prosperar no ramo do marketing digital.