Se você tem dúvidas sobre como montar um currículo atrativo e moderno para conseguir o emprego desejado, é importante entender algumas dicas essenciais que vão te ajudar a se destacar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico.
Com a evolução das tecnologias e das práticas de recrutamento, os recrutadores de vagas buscam candidatos que não apenas possuam as habilidades técnicas necessárias, mas também demonstrem criatividade, adaptabilidade e proatividade.
Mas como apresentar as suas habilidades de maneira que elas se destaquem em meio a uma grande concorrência? Muitas pessoas pensam que apenas utilizar o LinkedIn é o suficiente para conseguir novas oportunidades, mas pensar em como montar um currículo tradicional ainda é necessário.
Nesse artigo vamos apresentar 5 dicas práticas para a construção que vão te ensinar a como montar currículo que chame a atenção dos recrutadores e aumente suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos.
Como montar um currículo relevante e conseguir um emprego?
Essa é a pergunta que muitas pessoas se fazem, por isso, preparamos 5 dicas para te mostrar uma construção ideal para chamar a atenção dos recrutadores, confira:
1 – Personalize o seu currículo para cada vaga
Pode parecer trabalhoso, mas não envie o mesmo currículo para todas as oportunidades, adapte-o de acordo com os requisitos e as expectativas específicas de cada vaga, isso vai aumentar consideravelmente as suas chances.
Destaque suas experiências, habilidades e conquistas relevantes para a vaga em questão, demonstrando como você pode agregar valor à empresa. Por exemplo, mesmo que seja uma experiência rica, não interessa para uma vaga de designer que você tenha experiência de 3 anos como motorista.
Caso não tenha experiência anterior, foque nos cursos que já fez e que façam sentido e a sua vontade de progredir na carreira, mantendo assim as boas práticas de como montar um currículo.
2 – Destaque formação e competências
Organize a sua formação acadêmica colocando a data de ingresso e conclusão, caso não tenha finalizado, coloque a previsão de término.
Priorize sempre a formação mais atual e por grau de evolução, por exemplo, Pós-Graduação/MBA > Graduações > Ensino Médio. Caso você ainda não tenha uma faculdade, não tem problema, coloque a formação do Ensino Médio e em seguida destaque eventuais cursos profissionalizantes, de idiomas e etc.
Destaque seus conhecimentos sobre ferramentas e softwares como Pacote Office, Windows, CRM e etc. Se você tiver conhecimento avançado em Excel por exemplo, destaque isso e não deixe apenas como “Pacote Office”, coloque que você tem conhecimento intermediário/avançado na ferramenta, o mesmo vale para todas, destaque se você tem um conhecimento avançado.
Além disso, destaque sua capacidade de trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas. Essas habilidades são cada vez mais valorizadas pelos empregadores modernos e vão te ajudar nas estratégias de como montar um currículo.
3 – Utilize um design limpo e atraente
Um currículo bem projetado e visualmente atraente pode fazer toda a diferença na primeira impressão que você causa aos recrutadores. Utilize um layout limpo e organizado, escolha uma fonte profissional, não tente colocar fontes que são ilegíveis.
Caso você seja da parte de designer, alguns elementos visuais como cores, ícones e layouts mais arrojados podem ser utilizados, mas tenha moderação para não desviar o foco das informações mais importantes, seguindo essas premissas, você terá uma boa estratégia de como montar um currículo.
O padrão de um currículo é ser pensado para uma folha de tamanho A4, dessa forma, pense bem em como dispor as informações dentro desse espaço.
4 – Inclua resultados e feitos notáveis
Se você pensa em como montar um currículo, sendo um profissional experiente na sua área, em vez de apenas listar suas responsabilidades em experiências anteriores, destaque os resultados que você já alcançou. Use números e métricas sempre que possível para demonstrar o impacto positivo que você teve em projetos ou iniciativas passadas. Isso ajuda os recrutadores a entenderem melhor o seu potencial e suas contribuições para a empresa.
Caso você esteja em busca do seu primeiro emprego ou até mesmo tenha pouca experiência, tente apresentar alguma situação de muito esforço pelo qual você passou com sucesso e que se relacione com a vaga. Se for o caso, monte um portfólio e “trabalhe para si mesmo”, caso você escreva artigos por exemplo, mostre a quantidade de acessos que você tem no mês, apresente suas técnicas de escrita.
5 – Mantenha o seu currículo atualizado e relevante
Parece óbvio, mas às vezes pensamos em como montar um currículo somente quando precisamos e por vezes devido a pressa de enviar a candidatura faz com que algumas pessoas enviem o currículo de forma desatualizada ou sem uma revisão adequada.
À medida que você adquire novas experiências, habilidades e conquistas, certifique-se de atualizar regularmente o seu currículo, assim, quando houver uma vaga para uma candidatura imediata, as suas informações já estarão praticamente preparadas para o envio.
Além disso, revise e ajuste o conteúdo conforme necessário para garantir que ele permaneça relevante para as posições às quais você está se candidatando.
Dica bônus! Como organizar meu currículo?
Agora que você já viu as principais dicas de como montar um currículo, você precisa entender algo importante: seja objetivo!
Por muitas vezes você pode pensar que a riqueza de detalhes vai contar ao seu favor, mas é exatamente o oposto. Imagine que os recrutadores têm centenas de currículos para analisarem, caso o seu currículo esteja confuso, ele simplesmente não será lido.
Por isso, faça com que o seu currículo tenha no máximo 2 páginas se você tiver experiências relevantes para destacar. Caso contrário, 1 folha A4 é o suficiente.
- Divida as informações em tópicos (dados pessoais, formação, experiência profissional e etc);
- Coloque seu objetivo profissional e seus objetivos em poucas linhas, no máximo 3 linhas.
Por isso, faça com que o seu currículo tenha no máximo 2 páginas se você tiver experiências relevantes para destacar. Caso contrário, 1 folha A4 é o suficiente. Dessa forma, você terá grandes chances de sucesso!