O Carnaval, uma festa repleta de cores, música e não só representa uma celebração cultural, mas também oferece uma oportunidade única para os empreendedores fazerem suas vendas.
Uma grande vantagem do Carnaval é a possibilidade de qualquer pessoa conseguir vender um produto ou serviço, mas para isso é importante conhecer o seu público-alvo para aumentar suas chances de vendas.
Seja através de vendas nas ruas, no meio dos blocos, bailes e desfiles, ou pela internet, criar uma conexão com os consumidores vai ajudar bastante dependendo do tipo de produto oferecido.
Como vender bem nas ruas durante o Carnaval?
Para vender bem nas ruas durante o Carnaval, você pode seguir algumas dicas para se dar bem, confira!
1- Escolha os produtos certos
Identifique produtos que sejam populares durante o Carnaval, como comidas e bebidas típicas, roupas e acessórios de fantasia, e produtos relacionados à decoração e bem-estar.
2 – Personalize sua loja
Você tem uma loja? É o momento para tornar o seu visual ainda mais atraente para o público do Carnaval, utilizando cores e decorações festivas para chamar a atenção das pessoas.
3 – Invista na apresentação
O Carnaval combina com alegria, por isso, apresente seus produtos de maneira animada e interessante, faça piadas e brincadeiras para engajar os clientes.
4 – Colabore com outros comerciantes
Faça parcerias com outros vendedores locais para criar promoções conjuntas e aumentar a visibilidade dos produtos. Ter um bom relacionamento, vai gerar indicações e aumentar as chances de vendas!
5 – Ofereça opções de pagamento flexíveis
Permita que os clientes paguem com Pix, cartão de crédito e todos os meios tradicionais que forem possíveis, facilite as compras e aumentar a satisfação do seu público.
6 – Promova produtos exclusivos de Carnaval
Crie promoções, combos, produtos e pacotes exclusivos para o evento, como carne de churrasco com bebidas específicas ou kits de maquiagem carnavalesca. Use a sua criatividade e venda um pacote completo para a diversão do seu cliente.
7 – Participe de eventos e feiras
Aumentar a sua rede de contatos é primordial, por isso, participe de eventos e feiras locais para aumentar a visibilidade da sua loja e produtos, interaja com o público e esteja sempre em evidência.
8 – Monitore seus resultados
Acompanhe as vendas e ajuste suas estratégias conforme necessário para garantir o sucesso durante o Carnaval. Perceba se não está cobrando mais caro que os concorrentes, se o seu produto está bem destacado, se a qualidade está de acordo. Esteja atento, pois nunca é tarde para modificar a sua estratégia de vendas.
Caso você seja um vendedor ambulante, lembre-se de seguir as leis e regulamentações locais para vendedores ambulantes, garantindo que você esteja em conformidade com as normas e requisitos legais.
Como vender pela internet no Carnaval?
Na era da transformação digital, saber usar a internet para vender seus produtos pode ser um diferencial para ter uma renda extra no Carnaval. Veja algumas dicas para vender na internet.
Redes sociais
Utilize as redes sociais, mesmo que seu o Instagram tenha poucos seguidores, utilize em conjunto com o Facebook para promover seus produtos e interagir com o público. Invista em boas fotos para os seus produtos e descreva claramente o que você está vendendo. Por exemplo, se você vende fantasias para adultos, tire boas fotos, de preferência com alguma pessoa vestindo. Caso não seja possível, coloque em um cabide e tire as fotos. Não esqueça de colocar as medidas, material, meios de entrega e etc.
O app de mensagens é uma poderosa ferramenta de vendas. Crie grupo com seus amigos, familiares, colegas, vizinhos e divulgue os seus produtos. Não esqueça de pedir autorização para eles antes de adicioná-los em um grupo.
Lojas virtuais
Plataformas como Mercado Livre, OLX, Amazon e Elo7 são ótimas opções para vender produtos online durante o Carnaval. A grande vantagem é que oferecem integração com diversos meios de pagamento, além de garantias para o vendedor e cliente em caso de algum imprevisto com a entrega.
Marketplaces
Alguns marketplaces, como o Shopee e o Americanas, oferecem oportunidades para vender produtos durante o Carnaval. Por serem grandes portais, eles podem te ajudar na visibilidade dos seus produtos. Tenha em mente que uma porcentagem do seu lucro será destinado para as plataformas.
Quanto devo investir para vender meus produtos?
Determinar o preço de venda dos seus produtos durante o Carnaval depende de vários fatores, incluindo o tipo de produto, a concorrência, os custos envolvidos na produção e a saber se o público está disposto a pagar o valor estabelecido. Vale mencionar que é possível empreender mesmo com pouco dinheiro.
Veja algumas dicas para saber quanto investir nos seus produtos.
Custos de produção
Calcule todos os custos envolvidos na sua produção, incluindo materiais, mão de obra, embalagens e outros gastos associados. Veja quanto tempo você gasta preparando tudo e leve isso em consideração.
Avalie o mercado
Veja os valores cobrados em produtos semelhantes. Confira como estão fazendo para vender. Essa estratégia vai te ajudar a determinar a faixa de preço para que os seus produtos estejam de acordo com o mercado.
Valor percebido
Leve em conta o valor percebido pelos clientes. O seu produto tem exclusividade na região? Eles terão um produto diferenciado, com um visual exclusivo? Quanto mais raro o seu produto, mais caro ele pode custar. Contudo, fique atento para não cobrar um valor além da realidade.
Margem de lucro
Determine a margem de lucro desejada. O seu negócio precisa ser lucrativo, para isso, é preciso ter fluxo de caixa. Invista parte desse dinheiro novamente para expandir as suas vendas e tenha um lucro cada vez mais consistente.
Lembre-se de que a estratégia de preços deve ser flexível e se adaptar à realidade daquela região. Se você está começando agora, ter uma estratégia equilibrada é importante para não sair do Carnaval com prejuízos. Afinal, é uma excelente data para vendas, mas não é a única! Por isso, comece sempre com os pés no chão.